quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Por que desisto antes de colher os frutos? (Parte 3 - Final)


Ricardo Soares - educador físico da Clin Escultural


O item três da nossa lista de “causas que fazem as pessoas desistirem dos hábitos saudáveis” é muito delicado e pode ser a resposta para muitas pessoas que lutam e não conseguem mudar o estilo de vida.

Muitos autores nos descrevem como “seres bio-psico-sociais”, ou seja, biológicos, psicológicos e sociológicos. Isso nos coloca como dirigidos e/ou governados por essas três esferas. Na minha experiência, percebo que determinados conflitos com a imagem corporal derivam de imposições sociais. 

O padrão de beleza exibido na mídia, por exemplo, faz com que os biótipos de corpos aceitos sejam cada vez mais limitados. Já tive clientes com baixo percentual de gordura corporal e que queriam emagrecer mais a fim de conquistar uma “cintura violão” igual à atriz X, porém a estrutura corporal não tinha essa característica. Para este caso específico, ela cogitou a possibilidade de retirar costelas para ter a “cintura desenhada” e quando percebeu que seria impossível alcançar a meta desejada o resultado foi uma profunda frustação.

Em relação ao emocional, já presenciei diversos casos de mulheres e homens que não lidavam bem com o fato de serem admirados e ativaram um mecanismo de defesa que altera o corpo na direção contraria, promovendo o ganho de peso e/ou outras formas de alterações corporais. 

Outros exemplos muito comuns são os de mulheres que sofrem com o ciúme exagerado de seu par e que iniciam o ganho de peso para que sofram menos com este sentimento.


Nas questões socioculturais, o indivíduo acaba se perdendo, pois ele prega uma autossuficiência em relação aos padrões, e por muitas vezes ele não percebe que vive impregnado por eles. Certa vez, conversando com um policial sobre o que ele achava que promovia nele o efeito sanfona, me surpreendi com a resposta: “minha profissão é de risco, lido com vários tipos de pessoas, e sempre que estou magro sinto como se eles me olhassem com menos respeito e até mesmo com mais atrevimento!”. Pensando sobre essa resposta, conclui que a posição dele na sociedade exige que ele tenha um volume e/ou tamanho preconcebido que imponha respeito, para que ele se sinta seguro. Estes exemplos são casos em que só a mudança de percepção interna em relação ao próprio corpo pode mudar este efeito.

Finalmente, para fechar o assunto sobre “desistir dos hábitos saudáveis” fica a pergunta chave: Por que isso é importante para você?

Quem consegue responder a esta pergunta, sem frases prontas e sem influência externa, acaba encontrando o caminho mais curto para a mudança de estilo de vida. Lembre-se: só levamos algo a diante se realmente fizer sentido para nós mesmos!

Estamos à disposição para acompanhar o seu processo, do inicio a continuidade, pois esse processo não tem fim. O fim é a ausência de vida, de movimento e a vida é o contrário! Vamos Juntos! No seu corpo é você quem manda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o contato!

Sua opinião é muito importante para nós.