quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Dieta X Festas de fim de ano

Por Regiane Penaforte Santos
Nutricionista CRN9 9853

O final de ano se aproxima e sempre bate aquela dúvida cruel: "é possível aproveitar a festa da empresa, da família, dos amigos e aquelas deliciosas tentações à mesa sem deixar a dieta ir para o espaço?"

Sim!

Para controlar o peso nesta época do ano, a moderação é a palavra-chave. 

Um das dicas é comer pequenas porções. Para evitar os quilinhos extras, também é preciso beber muita água e não consumir (ou não exagerar) no consumo de bebidas alcoólicas. Na hora de encarar o restaurante, o segredo é verificar todas as variedades de comida antes de fazer o prato e assim, selecionar o que mais lhe agrada.

Um dos principais erros é ficar muito tempo sem comer, já que o exagero depois é certo. Por isso, também nos dias de festas, não se deve ficar mais do que 3 horas sem comer. Antes de sair de casa, sempre alimentar-se de frutas frescas, salada (vegetais, legumes) e muita água. E, por favor, não beliscar os quitutes antes da ceia!

Aqueles que não resistem à tentação dos doces calóricos, uma opção é montar uma cesta de frutas de todas as cores à vista, linda! A gelatina, compotas e o sorvete de frutas também podem ser consumidos na ocasião, com moderação, é claro. 

O importante é não jogar fora todas as conquistas do ano!

Lembre-se do quanto é difícil perder peso. Estabeleça sua meta e não se esqueça de planejar o cardápio da ceia de natal com antecedência! Para te ajudar nesta tarefa, seguem algumas receitas abaixo:


Bolo inglês com frutas desidratadas
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de farinha sem glúten
- 1 xícara de chá de farelo de aveia
- 1 colher de chá de fermento
- 1 xícara de chá de iogurte natural de ovelha ou sem lactose
- 1 xícara de café de leite de coco ou arroz
- 3 unidades de tâmara picadas
- 2 colheres de sopa de abacaxi desidratado
- 1 colher de sopa de gojiberry
- 1 xícara de café de açúcar do tipo demerara (menos refinado e sem aditivos químicos)

Preparo: Passe a tâmara, o abacaxi e a gojiberry na farinha sem glúten. Em uma forma, misture todos os ingredientes secos. Em seguida, adicione o leite escolhido e o iogurte. Unte uma forma de bolo com azeite e farinha sem glúten. Deixe o bolo assar durante 30 minutos num forno pré-aquecido a 180 graus.
Filé de peru com chutney de damasco
Ingredientes:
- 1 filé de peru
- 1 xícara de chá de vinho branco
- 1 colher de café de mel
- Pimenta do reino a gosto

Chutney:
- 10 unidades de damasco cortados. Mergulhe na água por 30 minutos para hidratar.
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 1 xícara de café de vinagre de maçã
-1/2 xícara de chá de vinho branco
- 2 colheres de sopa de cebola fatiada
- 1 dente de alho picado
- 1 colher de chá de cravo
- 1 pau de canela
- Pimenta do reino a gosto

Preparo:
Chutney: Numa frigideira, misture o vinho com vinagre e o limão. Acrescente a cebola e o alho. Aos poucos e após dois minutos, vá adicionando os demais ingredientes. Por último, acrescente o damasco com a água que foi hidratada. Deixe cozinhar por 30 minutos até ficar no ponto de geleia. Acrescente água sempre que for necessário.

Frango: Deixe marinar com o vinho e a pimenta. Asse com papel, no forno, até que fique bem cozido. Retire o papel, pincele com mel para terminar de dourar. Sirva com o chutney de damasco.

Farofinha com amêndoas e alho-poró
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de farinha de mandioca
- 1 xícara de café de amêndoas trituradas
- 4 colheres de sopa de alho-poró
- 1/2 cebola picada
- 2 colheres de sopa de azeite
- Sal a gosto

Preparo: Refogue a cebola no azeite e, em seguida, o alho-poró. Acrescente a mandioca e as amêndoas. Mexa até ficar no ponto desejado de farofa. Coloque o sal e sirva.
Castanhas, amêndoas, avelã, nozes e macadâmia promovem a saciedade por serem gorduras boas. O peru é uma carne magra que pode ser substituída no lugar do chester.

Para finalizar, antes e após as festas, hidrate-se ainda mais, consumam verduras e legumes, tomem sucos detox e pratiquem atividades físicas diariamente!

Feliz Natal e boas festas!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o contato!

Sua opinião é muito importante para nós.