segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O que posso fazer para ser mais ativo e saudável?


Ricardo Soares - educador físico da Clin Escultural



Você já parou para responder à essa pergunta?

Entendendo o sedentarismo como ausência da prática de esporte e o baixo gasto energético em atividades de vida diária, vou apresentar algumas possibilidades.

Pensando em suas tarefas do cotidiano, te convido a pensar sobre o seu meio de transporte para o trabalho e lazer, o ambiente em sua casa e trabalho, e suas formas de lazer.

Para o transporte, se você usa ônibus ou metrô, por exemplo, imagine a possibilidade de descer um ou dois pontos antes do local que você já costuma parar, ou ainda se o trânsito estiver ruim, o quanto seria proveitoso, caminhar enquanto tudo está parado? Isso te livraria do stress e ainda te protegeria de ficar em um local fechado, com varias pessoas que podem transmitir algum vírus, como a gripe, por exemplo.  E nos elevadores do trabalho, também seria prudente controlar o uso, não é? Alguns andares de escada não fariam mal a ninguém.

Penando no ambiente de sua casa, se morar  em apartamento, tente evitar o elevador. Algumas atividades parecer banais, mas promovem um gasto energético interessante como, por exemplo, varrer, lavar louça, lavar roupas (sem lavadora)... uma faxina promove um bom gasto energético! Cuidar do jardim! Sei que você deve estar pensando, mas que estranho, que proposta “indecente”, mas quero explicar que , caso não goste dessas atividades, com certeza, deixará de gastar energia que em um balanço calórico positivo se transforma em gordura. A escolha de usar esses recursos é toda sua, porem se opta por não fazer, lembre que em algum momento essa energia não gasta irá aparecer!

Pensando no seu lazer, vamos dividir as atividades em passivo e ativo. Na primeira opção,  estão assistir TV, navegar na internet, ir ao cinema, a teatro, ler, sair para bares e restaurantes, entre outros. No lazer ativo, você pode sair para dançar, jogar boliche, jogar futebol, vôlei, peteca, nadar, andar de bicicleta, ir ao parque, brincar com as crianças, alguns jogos de vídeo game etc. Tudo isso proporciona uma boa movimentação e um gasto energético muito interessante.

Estudos demonstraram que, se tivéssemos o mesmo nível de movimentação de duas gerações atrás, possivelmente o nível de obesidade e sobrepeso seriam menores, eles afirmam que gastamos muito menos energia e por isso o balanço energético é positivo! Se você estiver disposto a usar essas dicas, é certo que consiga benefícios para saúde física e mental.

Caso não veja essa possibilidade, por questões de tempo, rotina muito apertada, segurança, enfim, sempre arrumamos um bom motivo para justificar o não fazer, pense no mínimo em realizar 150 minutos de exercícios aeróbios por semana. Este é o posicionamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) para qualquer individuo, independente de gênero, raça, peso saudável ou não.

Esse volume pode ser dividido de 3x de 50 minutos ou ate 7 vezes de 22 minutos por dia. Será que ainda sim você acha que não tem tempo?! Imagine 22 minutos de caminhada seriam 1,52 por cento do seu dia, o que te proporcionará uma vida saudável menos propensa a doenças crônicas adquiridas por falta de movimento. Ainda sim você acredita que não tem tempo?! Cuidado quem não tem tempo para cuidar da saúde, acaba tendo que arrumar para cuidar da doença! Obrigado pela atenção! Conte com nossa equipe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o contato!

Sua opinião é muito importante para nós.